Curiosidade

segunda-feira, 15 de junho de 2009


Hoje o Momento Chocolate apresenta uma curiosidade sobre o mundo do chocolate. É o brigadeiro, você sabia que esta delícia foi criada no Brasil?


Brigadeiro é um doce brasileiro criado na década de 1940, comum em todo o país e normalmente presente nas festas de aniversário, junto com o cajuzinho e o beijinho. Os ingredientes do brigadeiro são leite condensado, achocolatado em pó, manteiga e chocolate granulado para a cobertura. Pode ser feito tanto no fogão quanto no forno de microondas. O nome do doce é uma homenagem ao Brigadeiro Eduardo Gomes. Nos anos de 1946 e 1950, o militar candidatou-se à presidência da República pela UDN. Pelo físico avantajado e boa aparência, o candidato conquistou um grupo de fãs do Pacaembu, bairro de São Paulo, que organizaram festas para promover sua candidatura. Conta a história que, numa destas ocasiões, criaram esse doce. Como as festas dos correligionários e cabos eleitorais era muito disputada pela população, estes logo começaram a chamar os amigos para "irem comer o docinho do Brigadeiro". Com o tempo o nome de "brigadeiro" acabou sendo dado ao doce. Apesar do apoio recebido, a eleição foi ganha pelo então general Eurico Gaspar Dutra.
O Momento Chocolate também é história. Não esqueça de participar da nossa enquete.

Comments

4 Responses to “Curiosidade”
Post a Comment | Postar comentários (Atom)

Luh disse...

brigadeiro, ao leite, amargo, branco, naaaam! Preciso sair daqui e correr até a confeitaria.

Tentação de blog! xD

15 de junho de 2009 às 07:45
Anônimo disse...

Putz... pegou pesado! Apelar pra brigadeiro é certeza de conquistar um fã como eu, hehehe...

Sou chocólatra desde quando eu ainda era um feto; e o brigadeiro, sem dúvidas, é um dos meus quitutes favoritos... e é absurdamente simples de fazer, né?

Nunca fui atrás dessas curiosidades. Gostei. Parabéns aos benditos brasileiros que criaram uma das maiores invenções da história dos confeitos. O 'Brigadeiro' acabou não ganhando a eleição; mas entrou para a imortalidade o/

Abraços

17 de junho de 2009 às 08:35
Angel disse...

Está faltando a receita do brigadeiro, né!!

22 de junho de 2009 às 05:29
Branca disse...

Momento chocolate é tudo que eu quero e preciso nesse momento!!

Amei o blog e vou segui-lo.

Me visita no meu blog.

bjos

28 de junho de 2009 às 16:31

Postar um comentário