Encontramos!
sábado, 27 de junho de 2009
Curiosidade
sábado, 20 de junho de 2009
Mais da Promoção
terça-feira, 16 de junho de 2009
Curiosidade
segunda-feira, 15 de junho de 2009
O grande vencedor
sexta-feira, 12 de junho de 2009
O Momento Chocolate tem o prazer de anunciar o grande vencedor da Promoção Dia dos Namorados Momento Chocolate. A promoção foi um sucesso e contou com a participação de mais de 90 pessoas. Agradecemos a todos que participaram.
E o grande vencedor é...
Éder Nunes de Araújo - Cascavel - CE
Com a frase: Nem a mordomia de uma vida de playboy, e nem muito menos as fortunas equivalentes à famosas obras de arte, o que mais me proporciona prazer é participar da promoção do Momento Chocolate.
Escolhemos também Segundo e Terceiro lugar que receberão uma lembrança especial do Momento Chocolate.
São eles:
2º - Itamar Cerqueira de Jesus - Salvador - BA
3º - Andréia Anastácia de Paula Amadatsu - São Paulo - SP
Atenção
quinta-feira, 11 de junho de 2009
Os três tipos de Chocolate
quarta-feira, 10 de junho de 2009
Amargo
Entram na sua composição as sementes de cacau, um mínimo de manteiga de cacau, pouco açúcar e nada de leite. Seu sabor peculiar se deve à maior quantidade de massa do fruto do cacaueiro. Uma barra de 30 gramas fornece 150 calorias.
Ao leite
Licor e manteiga de cacau, açúcar, leite, leite em pó ou leite condensado. Esses são alguns dos ingredientes que podem ser incluídos na receita desse chocolate, que é, aliás, creditada ao farmacêutico alemão Henri Nestlé (1814- 1890). Calorias em 30 gramas 159.
Branco
Muita gente não o considera digno de ser classificado como chocolate. Isso porque as sementes de cacau não fazem parte da formula desse alimento. Para obter o tipo branco a indústria se vale de uma mistura de leite, açúcar, manteiga de cacau e lecitina. São 164 calorias em 30 gramas.
E vocês chocólatras qual prefere? Manifeste sua opinião e vote no tipo de chocolate da sua preferência na nossa enquete.
FONTES: DIETA DO VIVER BEM, MAURO FISBERG/ VANDERLÍ MARCHIOR, NUTRICIONISTA DE SÃO PAULO CLAUDIA PASSOS GUIMARÃES DA AGÊNCIA DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA.
Domingo de Sol
Vale lembrar que apesar de estarmos em Fortaleza a Promoção Dia dos Namorados Momento Chocolate é válida para todo o Brasil.
Promoção Dia dos Namorados Momento Chocolate
sábado, 6 de junho de 2009
Apoio: Empório Sete - Multimarcas. Avenida Dom Luiz n. 880. Tel: (85) 3268.2832
_______________________________________________________________________________________
REGULAMENTO: PROMOÇÃO VÁLIDA SOMENTE PARA O TERRITÓRIO BRASILEIRO. DIVULGAÇÃO DO VENCEDOR DIA 12.06.2009 NO ENDEREÇO DO BLOG. A FRASE MAIS CRIATIVA SERÁ ESCOLHIDA PELA EQUIPE QUE GERENCIA O BLOG. SERÁ ACEITA APENAS UMA FRASE POR PESSOA. INSCRIÇÕES ATÉ O DIA 11.06.2009.
Momento Chocolate Cultural
Tamanho:365 mb
Idioma: Legendado em Portugues
Ensaio Fotográfico Momento Chocolate
sexta-feira, 5 de junho de 2009
O Momento Chocolate preparou para você um ensaio fotográfico com os personagens do nosso vídeo de lançamento.
.
Momento Beleza
terça-feira, 2 de junho de 2009
Tratamentos à base de chocolate transformam você numa tentação
Contribui para a hidratação e nutrição da pele, protegendo-a do chamado estresse oxidativo urbano, desencadeado pela poluição do ar e fumaça de cigarro. É baseado nas propriedades do chocolate, que contém a feniletilamina, molécula neuromoduladora encontrada no cérebro humano, responsável pelo efeito relaxante que o chocolate proporciona. É contra- indicada para peles oleosas.
Para o Corpo
Banho de chocolate
Hidratante e relaxante, o banho no o furô de chocolate deixa no corpo o perfume inebriante e sensual do doce. A pele fica macia e aveludada, com brilho e vitalidade, além de trazer sensações de bem-estar. É recomendado para peles secas, mistas e normais.
Para os Cabelos
Shampoo
O cacau proporciona brilho intenso e maciez aos fios. Indicado para cabelos normais a secos.
Condicionador
Tem ação extremamente condicionante, além de hidratar e restaurar os fios devido ao alto poder umectante do chocolate, melhorando a textura e o volume dos cabelos. Indicado para cabelos normais a secos.
Momento Saúde
segunda-feira, 1 de junho de 2009
Em quantidade moderada, o chocolate não prejudica a saúde.
Quando consumido com moderação, proporciona bem-estar físico e mental. O importante é não exagerar. Recomenda-se não ultrapassar o limite diário de até 50 gramas, em função dos altos teores de açúcar e gordura. Essa quantidade não é parâmetro para as pessoas que têm algum tipo de intolerância, alergia ou algum outro problema em que o consumo de chocolate não é indicado.
O chocolate possui a capacidade de estimular a produção de serotonina, substância responsável pelo bom humor, por isso, ajuda a combater a ansiedade e depressão.
Mitos e verdades sobre chocolate
domingo, 31 de maio de 2009
De onde vem esta preciosidade?
Os conquistadores espanhóis introduziram a delícia na Europa, onde era considerado um alimento especial por seu valor nutricional e energético. Inicialmente somente mulheres, sarcedotes e nobres o consumiam em cultos da Igreja Católica, depois o cacau foi se popularizando e se diversificando com a adição de outros ingredientes. Os suíços tiveram a idéia de misturar o cacau ao leite, dando origem ao chocolate como nós conhecemos hoje.
Típico de clima tropical, o cacaueiro encontra no Brasil um ambiente ideal para o seu cultivo, principalmente nas regiões do Espírito Santo e o sul da Bahia, Ilhéus. Hoje, nosso país é o maior produtor da América Latina e um dos maiores do mundo ao lado da Costa do Marfim, de Gana e do Equador.
Receita Chocolamour
sábado, 30 de maio de 2009
Para incrementar sua noite de sábado, o momento chocolate dá uma dica quente. É o chocolamour uma bebida muito saborosa e exótica.
Ingredientes:
- 2 colheres de sopa de creme chantilly.
- 60 ml de chocolate quente
- Raspas de chocolate
- 40 ml de conhaque
- 20 ml de Bailey's
- 1 cereja
Modo de preparo:
Em uma caneca previamente aquecida ou copo com haste, servir o conhaque, o licor e o chocolate quente. Misturar bem (adoçar a gosto), cobrir com chantilly e decorar com raspas de chocolate e uma cereja.
Proibido para menores de 18 anos - Beba sempre com moderação.
Fonte: livrodereceitas.com/chocolate
Momento Chocolate Cultural
quarta-feira, 27 de maio de 2009
O Momento Chocolate também vai falar sobre cultura, nosso primeiro post cultural de hoje será relacionado ao cinema, muita gente pode já está pensando que falaremos de a Fantástica Fábrica de Chocolate, bem que poderíamos por ser um excelente filme, mas a dica de hoje é sobre outro maravilhoso filme não tão conhecido, estamos falando de “Como Água Para Chocolate” um filme baseado no romance do mesmo nome de Laura Esquivel, o filme acompanha a história de um camponês chamado Pedro que, em 1910, em plena Revolução Mexicana, se apaixona por Titi. Ele quer voltar para a guerra, mas ela o enfeitiça com seu amor e seus dotes culinários. Podia ser apenas uma história de amor, mas trata-se de um dos mais belos filmes do cinema latino-americano em todos os tempos. Foi a produção estrangeira de maior bilheteria nos Estados Unidos em 1993. Este filme pode ser encontrado nas maiores vídeo locadoras de suas cidades, porém estaremos disponibilizando aqui os links para download e um pequeno trailler que está hospedado no youtube.
CINEASTA: ALFONSO ARAU
GÊNERO: ROMANCE/DRAMA
DIÁLOGO: ESPANHOL
LEGENDA: PORTUGUÊS
TAMANHO: 355MB
FORMATO: RMVB
Download Filme:
Parte 01: http://rapidshare.com/files/237483186/CinemaCultura.blogspot.com_ComAguParCho.part1.rar
Parte 02:http://rapidshare.com/files/237531497/CinemaCultura.blogspot.com_ComAguParCho.part2.rar
Parte 03: http://rapidshare.com/files/237531501/CinemaCultura.blogspot.com_ComAguParCho.part3.rar
Parte 04: http://rapidshare.com/files/237566449/CinemaCultura.blogspot.com_ComAguParCho.part4.rar
Trailler:
.
A Delícia Sagrada
segunda-feira, 25 de maio de 2009
O chocolate é obtido de uma mistura entre o cacau, açúcar e leite. No entanto, a sua fabricação começa bem antes, quando as frutas do cacau são quebradas para a retirada de suas sementes amargas, a base do chocolate. A transformação do chocolate no doce que conhecemos só irá acontecer mais tarde, depois das sementes do cacau passarem por vários processos industriais, como a decomposição da matéria-prima, adição do leite, do açúcar e a sua moldagem nos tabletes vendidos nos supermercados. Embora não se tenha conhecimento ao certo da origem do cacau, sabemos que ele já era consumido no século 16 pelos astecas e maias antes de ser levado para a Europa. Os astecas também costumavam usar grãos de cacau como dinheiro e apenas os nobres bebiam o "tchocolalt", uma mistura de grãos de cacau e mel, considerada uma bebida afrodisíaca e sagrada. Em 1502, quando a esquadra de Cristóvão Colombo chegou à Ilha de Guanaja, os nativos astecas deram uma taça da bebida ao viajante, que foi um dos primeiros europeus a provar o sabor do chocolate. Mais tarde, no século 18, o botânico sueco Carlos Linnaeus batizou o chocolate de "Theobroma", que em grego quer dizer alimento dos deuses. Por volta de 1700, a novidade chegou à França e Inglaterra, ganhou a adição de leite e se espalhou pelo mundo. E 65 anos depois, conquistou a indústria com o começo de sua produção nos Estados Unidos. No Brasil, o cultivo de cacau teve o seu início no século 19 em Ilhéus, na Bahia. Lá está a maior região produtora da fruta no país.
Porcentagens diferentes
O chocolate contém em média meio a meio de chocolate e açúcar. E uma porcentagem menor de manteiga de cacau. O chocolate branco possui um sabor particular, diferindo do escuro na composição: é feito com manteiga de cacau, leite em pó e essência de baunilha.
O cacau elaborado resulta em: manteiga de cacau, cacau ou chocolate em pó e chocolate em barra. Cada tipo de chocolate apresenta porcentagens diferentes de açúcar:
Chocolate ao leite: 60%
Chocolate branco: 59,4%
Chocolate meio amargo: 51,4%
O processo de fabricação do chocolate
1- AMÊNDOA DO CACAU: A confecção do chocolate tem o seu início nas fazendas de cacau. Lá as amêndoas ou sementes dos frutos são retiradas. Elas são as principais matérias-primas do doce. Cada cacau possui de 20 a 50 sementes, com alto teor de gordura e água. Por isso, elas precisam secar ao sol durante oito dias.
2- TORRAR: Depois de secas, as amêndoas são levadas à fábrica e passam pela Máquina de torrefação. Lá acontece um processo de aquecimento que elimina toda a umidade e contribui para o desenvolvimento da cor, aroma e sabor.
3- TRITURAR: Em seguida as sementes são resfriadas e encaminhadas para o triturador, que retira a casca das amêndoas.
4- MOER: Depois de secas, as amêndoas são levadas à fábrica e passam pela máquina de torrefação. Lá acontece um processo de aquecimento que elimina toda a umidade e contribui para o desenvolvimento da cor, aroma e sabor.
5- PRENSAR: Em seguida, a massa passa pela máquina da prensagem, que separa o ingrediente em dois produtos: o primeiro é a manteiga de cacau que será reintroduzida na próxima etapa. A segunda é a torta de cacau. Parte dela é dissolvida e misturada ao açúcar para se fazer o chocolate em pó. A outra porção é resfriada e quebrada em tabletes, usados na fabricação do chocolate.
6- MISTURAR: Grandes misturadores homogenizam e transformam a mistura em uma pasta. Na produção do chocolate preto, a torta e a manteiga de cacau recebem açúcar e leite, formando a massa de chocolate tradicional. Já o meio amargo leva todos os elementos, menos o leite. E o branco é feito apenas com manteiga de cacau, açúcar e leite.
7- REFINAR: Todos os chocolates passam pelos cilindros de refinação, onde os cristais de açúcar da mistura são triturados e quebrados em pequenas partículas. É isso que deixa a textura do doce melhor e sua consistência mais mole. Nesse processo se determina a qualidade do chocolate.
8- CONCHAR: Aparelhos mantêm a massa em movimento, retirando a acidez e umidade do chocolate. Depois ele segue para um outro instrumento com o objetivo de fazer o doce passar por diversas trocas de temperatura. Nele, cristaliza-se a manteiga de cacau e deixa a pasta na consistência ideal para ser moldada.
9- PRODUTO FINAL: A pasta de chocolate é colocada em fôrmas para que adquira o aspecto desejado. Nas barras crocantes são adicionados recheios de castanhas, de amêndoas ou flocos de arroz antes de encherem as fôrmas. Depois os chocolates são resfriados até ficarem sólidos e estarem prontos para a embalagem automática.
Esquema básico para a fabricação de chocolate
1- INGERDIENTES: Amêndoas de cacau, açúcar e leite.
2- MISTURA OU MALAXAÇÃO: Grandes misturadores homogenizam e transformam a mistura em uma pasta.
3- REFINO: O produto passa por cilindros metálicos que reduzem as partículas de cacau e de açúcar para que o chocolate fique macio.
4- CONCHAGEM: Nessa fase a massa recebe nova adição de manteiga de cacau e é revolvida continuamente, desenvolvendo o aroma e o sabor do chocolate.
5- CHOQUE TÉRMICO: A massa é submetida a um período de espera, seguido de resfriamento e novo aquecimento. Ele será derretido no ponto para a moldagem.
6- MOLDAGEM: A massa é adicionada em fôrmas especificas. Elas são posicionadas em esteiras, submetidas a vibrações que eliminam bolhas de ar no interior da massa. Depois as fôrmas passam por um túnel de resfriamento para que os tabletes adquiram a consistência sólida. Após desmoldados, os tabletes seguem em esteiras para o acondicionamento automático.
Fontes: Nestlé e "Pequeno Dicionário da Gula", Márcia Algranti, Editora Record